Unidos pela vontade de construir uma Universidade de qualidade, nós que fazemos a chapa UFERSA: Mudar para Avançar, iniciamos nossa caminhada. Em meio às dificuldades iniciais, encontramos uma admirável criatividade e capacidade de mobilização das três categorias na reflexão conjunta sobre a Universidade que queremos. Acreditamos que já começamos a gestão participativa, com respeito às três categorias. Reconhecemos a importância da expansão de nossa IFES, mas consideramos que outro modelo de gestão é possível. Agradecemos a todos os que acreditaram em nossa plataforma quando a eleição parecia vencida por outra candidatura; é graças ao engajamento e participação de todos que nossa chapa não pára de crescer nos três segmentos e acreditamos que estamos na liderança do atual processo de consulta. Repudiamos os boatos e agressões que sofremos, recorrentes nesses últimos dias e que afrontam o ideal de Universidade plural e democrática, e a tentativa contínua de esvaziar a Universidade, como o cancelamento das aulas da pós-graduação em Saberes da Terra nesta sexta-feira e sábado, sendo que a justificativa da escolha do dia 27 de abril como data da eleição fundamentou-se na necessária participação dos discentes de pós-graduação. Por fim, convocamos cada membro da comunidade acadêmica a reagir a tudo isso: manter a serenidade e a mesma linha de campanha, discutir os problemas existentes e as soluções viáveis, conquistar votos democraticamente e concretizar essa vitória coletiva no dia 27 de abril!
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Mudar para Avançar
Unidos pela vontade de construir uma Universidade de qualidade, nós que fazemos a chapa UFERSA: Mudar para Avançar, iniciamos nossa caminhada. Em meio às dificuldades iniciais, encontramos uma admirável criatividade e capacidade de mobilização das três categorias na reflexão conjunta sobre a Universidade que queremos. Acreditamos que já começamos a gestão participativa, com respeito às três categorias. Reconhecemos a importância da expansão de nossa IFES, mas consideramos que outro modelo de gestão é possível. Agradecemos a todos os que acreditaram em nossa plataforma quando a eleição parecia vencida por outra candidatura; é graças ao engajamento e participação de todos que nossa chapa não pára de crescer nos três segmentos e acreditamos que estamos na liderança do atual processo de consulta. Repudiamos os boatos e agressões que sofremos, recorrentes nesses últimos dias e que afrontam o ideal de Universidade plural e democrática, e a tentativa contínua de esvaziar a Universidade, como o cancelamento das aulas da pós-graduação em Saberes da Terra nesta sexta-feira e sábado, sendo que a justificativa da escolha do dia 27 de abril como data da eleição fundamentou-se na necessária participação dos discentes de pós-graduação. Por fim, convocamos cada membro da comunidade acadêmica a reagir a tudo isso: manter a serenidade e a mesma linha de campanha, discutir os problemas existentes e as soluções viáveis, conquistar votos democraticamente e concretizar essa vitória coletiva no dia 27 de abril!
Refletindo sobre o Ensino
É
bem comum ouvirmos no meio acadêmico que a educação é um processo de
aprendizagem e aperfeiçoamento por meio do qual nos preparamos para a vida.
Seguindo esse raciocínio, a educação seria promotora do desenvolvimento
individual da pessoa, ou seja, a partir do impulso proporcionado pela educação
recebida o indivíduo passa a empregar de forma mais conveniente sua
inteligência e sua memória, obtendo assim um considerável ganho em qualidade.
Entretanto,
temos consciência, também, que ensino é educação e, portanto, participa
decisivamente da natureza própria do fenômeno educativo. A atividade de ensino,
a aula, é um evento que supõe, no mesmo instante, a presença do professor e a
presença do aluno. O ato de dar aula, a produção desse ato, é inseparável do
seu consumo. O educador Demerval Saviani explica: A aula é, pois, produzida e consumida ao mesmo tempo (produzida pelo
professor e consumida pelos alunos).
Outro
educador, o professor José Maria de Paiva, afirma que educação se diz do
aperfeiçoamento humano. O que significa desenvolver suas potencialidades de tal
forma que ele realize o ideal que dele se tem. Afirma também que: Todo o viver humano acontece em termos de
relação, imediata ou mediatamente. Entretanto, o mesmo educador adverte:
A
definição dos objetivos da escola deve ter por critério o bem comum, que diz
respeito às pessoas concretas por ela atingidas. Há presunção de que os
conhecimentos que a escola transmite fazem crescer a comunidade. Mas, não
havendo contemplação das pessoas diretamente envolvidas – e não há – fenece a
presunção. Há que se rever os objetivos
da escola! O fato é que ela não pode permanecer impessoal, massificante.
Entendemos
que professores, alunos e todo o corpo administrativo formam, indubitavelmente,
o mais importante patrimônio que uma escola, universidade, possui. Desta forma,
considerando que a escola é, de fato, a mediadora entre o conhecimento
acumulado e o aluno, uma futura gestão comprometida com sólidos princípios
educativos precisará envidar todos os esforços para que o ensino produzido pela
nossa UFERSA seja progressivamente o ensino da melhor qualidade.
Carmelindo
Vice-Reitor da Chapa UFERSA: Mudar para Avançar
Cancelamento de aulas é golpe contra o direito de votar!
A chapa Mudar para Avançar reafirma que todos os docentes efetivos, técnicos e discentes matriculados na graduação e pós-graduação com duração mínima de 360h-aula têm direito ao voto, que deverá ser exercido com a apresentação de documento oficial com foto (carteira de identidade ou motorista), não sendo aceito carteira de estudante ou crachá funcional. Reforça também que essa sexta é dia letivo normal para todos os cursos de graduação e pós-graduação. Por fim, repudia o cancelamento de aulas do "Programa Projovem Campo - Saberes da Terra", tendo em vista que tal atitude praticamente priva os discentes de exercer o seu direito ao voto. Por fim, disponibilizamos o trecho da "RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 008/2011, de 22 de dezembro de 2011" que trata do voto discente:
Trecho da RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 008/2011, de 22 de dezembro de 2011
Capítulo IV
Da Consulta
Art. 16.
[...]
g) na categoria do corpo discente, constituída pelos estudantes de
graduação e de pós-graduação (com duração mínima de 360 h-aula),
indistintamente, somente poderá votar aquele que estiver regularmente
matriculado na UFERSA e cursando disciplina no semestre em que ocorrer a
consulta, inclusive, no caso da pós-graduação, estar por defender ou ter
defendido tese, ou equivalente, no semestre em que ocorrer a consulta;
Assinar:
Postagens (Atom)