É
bem comum ouvirmos no meio acadêmico que a educação é um processo de
aprendizagem e aperfeiçoamento por meio do qual nos preparamos para a vida.
Seguindo esse raciocínio, a educação seria promotora do desenvolvimento
individual da pessoa, ou seja, a partir do impulso proporcionado pela educação
recebida o indivíduo passa a empregar de forma mais conveniente sua
inteligência e sua memória, obtendo assim um considerável ganho em qualidade.
Entretanto,
temos consciência, também, que ensino é educação e, portanto, participa
decisivamente da natureza própria do fenômeno educativo. A atividade de ensino,
a aula, é um evento que supõe, no mesmo instante, a presença do professor e a
presença do aluno. O ato de dar aula, a produção desse ato, é inseparável do
seu consumo. O educador Demerval Saviani explica: A aula é, pois, produzida e consumida ao mesmo tempo (produzida pelo
professor e consumida pelos alunos).
Outro
educador, o professor José Maria de Paiva, afirma que educação se diz do
aperfeiçoamento humano. O que significa desenvolver suas potencialidades de tal
forma que ele realize o ideal que dele se tem. Afirma também que: Todo o viver humano acontece em termos de
relação, imediata ou mediatamente. Entretanto, o mesmo educador adverte:
A
definição dos objetivos da escola deve ter por critério o bem comum, que diz
respeito às pessoas concretas por ela atingidas. Há presunção de que os
conhecimentos que a escola transmite fazem crescer a comunidade. Mas, não
havendo contemplação das pessoas diretamente envolvidas – e não há – fenece a
presunção. Há que se rever os objetivos
da escola! O fato é que ela não pode permanecer impessoal, massificante.
Entendemos
que professores, alunos e todo o corpo administrativo formam, indubitavelmente,
o mais importante patrimônio que uma escola, universidade, possui. Desta forma,
considerando que a escola é, de fato, a mediadora entre o conhecimento
acumulado e o aluno, uma futura gestão comprometida com sólidos princípios
educativos precisará envidar todos os esforços para que o ensino produzido pela
nossa UFERSA seja progressivamente o ensino da melhor qualidade.
Carmelindo
Vice-Reitor da Chapa UFERSA: Mudar para Avançar
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