quarta-feira, 25 de abril de 2012

Refletindo sobre o Ensino


É bem comum ouvirmos no meio acadêmico que a educação é um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento por meio do qual nos preparamos para a vida. Seguindo esse raciocínio, a educação seria promotora do desenvolvimento individual da pessoa, ou seja, a partir do impulso proporcionado pela educação recebida o indivíduo passa a empregar de forma mais conveniente sua inteligência e sua memória, obtendo assim um considerável ganho em qualidade.

Entretanto, temos consciência, também, que ensino é educação e, portanto, participa decisivamente da natureza própria do fenômeno educativo. A atividade de ensino, a aula, é um evento que supõe, no mesmo instante, a presença do professor e a presença do aluno. O ato de dar aula, a produção desse ato, é inseparável do seu consumo. O educador Demerval Saviani explica: A aula é, pois, produzida e consumida ao mesmo tempo (produzida pelo professor e consumida pelos alunos).

Outro educador, o professor José Maria de Paiva, afirma que educação se diz do aperfeiçoamento humano. O que significa desenvolver suas potencialidades de tal forma que ele realize o ideal que dele se tem. Afirma também que: Todo o viver humano acontece em termos de relação, imediata ou mediatamente. Entretanto, o mesmo educador adverte:

A definição dos objetivos da escola deve ter por critério o bem comum, que diz respeito às pessoas concretas por ela atingidas. Há presunção de que os conhecimentos que a escola transmite fazem crescer a comunidade. Mas, não havendo contemplação das pessoas diretamente envolvidas – e não há – fenece a presunção.  Há que se rever os objetivos da escola! O fato é que ela não pode permanecer impessoal, massificante.

Entendemos que professores, alunos e todo o corpo administrativo formam, indubitavelmente, o mais importante patrimônio que uma escola, universidade, possui. Desta forma, considerando que a escola é, de fato, a mediadora entre o conhecimento acumulado e o aluno, uma futura gestão comprometida com sólidos princípios educativos precisará envidar todos os esforços para que o ensino produzido pela nossa UFERSA seja progressivamente o ensino da melhor qualidade.

Carmelindo
Vice-Reitor da Chapa UFERSA: Mudar para Avançar

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